• Isabela Silva

O Milagre da Manhã

Um livro interessante para quem estiver bem disposto a mudar seus hábitos matinais em prol do desenvolvimento pessoal

Publicado em 2016 pela editora BestSeller, o livro O Milagre da Manhã, escrito por Hal Elrod, fala sobre como a pequena atitude de acordar uma hora mais cedo todos os dias planejando conscientemente como usar da melhor maneira esse tempo, pode ser benéfico para seu desenvolvimento pessoal. Ele mostra que a execução de tarefas como: fazer exercícios físicos, meditar, ler, escrever em um diário e dar-se um tempo para visualizar suas metas, pode ser benéfico para seu desenvolvimento pessoal e tudo isso antes das oito horas da manhã.

“Como você acorda a cada dia e sua rotina (ou a falta dela) afetam drasticamente seus níveis de sucesso em cada área da sua vida. Manhãs concentradas e produtivas geram dias concentrados, produtivos e de sucesso – o que, inevitavelmente, cria uma existência de sucesso –, da mesma maneira que manhãs desconcentradas, improdutivas e medíocres geram dias desconcentrados, improdutivos e medíocres, e, finalmente, uma qualidade de vida medíocre.” (trecho do livro)

Bem, como posso começar falando desse livro que dividiu um pouco minha opinião? Não sei, mas vamos tentar.

Apesar da minha descrença inicial quanto ao que o autor apresenta, devo admitir que a ideia dele para ter-se uma manhã mais produtiva que seja capaz de transformar nosso dia é bem interessante. Eu testei por um mês o que ele falou e estava funcionando um pouco para mim. Até acontecer um fenômeno inusitado aqui em casa, aparentemente eu acordar uma hora mais cedo começou a fazer as pessoas acordarem uma hora mais cedo também, e o silêncio e sossego pretendido no início para fazer as atividades matinais foi perdido. E também, ficar presa em casa e ainda acordando cedo é bem deprimente depois de um tempo.


Voltando ao livro...


“Nosso mundo exterior sempre será um reflexo do nosso mundo interior. Nosso nível de sucesso sempre será um paralelo com nosso desenvolvimento pessoal. Até que dediquemos tempo diariamente para nos desenvolvermos nas pessoas que precisamos ser para criar a vida que desejamos, obter sucesso sempre será uma luta” (trecho do livro)

Acho que o maior problema do livro não é o método apresentado pelo autor, mas sim a forma de escrever dele. Nos primeiros capítulos do livro, ele apresenta um pouco da história dele que é realmente cheia de momentos de superação e podem servir de incentivo a você seguir o método (ou seguir com a vida mesmo). Mas, depois que passam esses capítulos iniciais, nos quais as explicações são válidas, a forma como ele conta repetidamente sobre suas conquistas fica um pouco cansativo de ler. Entendo que, muito provavelmente, essa autopromoção toda dele seja uma forma de tentar validar o método dizendo “Olha! Foi isso que eu conquistei seguindo essas dicas”, depois de um tempo isso dificulta a leitura, torna o texto meio enfadonho.


Tirando esses momentos excessivos de autopromoção, o livro tem conselhos e ideias muito legais e se mostra como uma proposta mais didática de “como aprimorar seu desenvolvimento pessoal” dando um horário e um roteiro que você pode começar a seguir nas fases iniciais de uma mudança de hábitos.


Ao meu ver, é uma leitura bem neutra, não chegaria a ser uma grande indicação de leitura minha, mas, se você já estava pensando em lê-lo minha resposta é: pode ser interessante para você porque os conselhos do autor são realmente interessantes mas, não sei se será “revolucionário” como algumas pessoas falam a respeito dele.




13 visualizações

Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now