• Isabela Silva

Resenha: O Labatruz e Outras Desventuras

Atualizado: Abr 18

Nada de finais felizes nas histórias de Judith Nogueira em "O Labatruz e Outras Desventuras", os três contos presentes no livro falam sobre solidão, frustração e morte, ou seja, temas difíceis até para adultos. Mas acho construtivo ler esse livro para crianças, vivemos tempos em que as pessoas não sabem lidar com esses assuntos.


No conto "O Labatruz", que trata da solidão, vemos um ser que não consegue lidar com o fato de ser talvez o único ser de sua espécie, ele não deixará descendentes, não há ninguém como ele por todos os cantos onde ele foi. A vida é cheia de momentos em que nos sentimos os únicos, sozinhos e incompreendidos, mas ainda há outros seres humanos como nós, ainda podemos refugiar-nos com as pessoas que amamos em momentos difíceis, nunca há uma solidão completa além daquela que impomos a nós mesmos, diferente do Labatruz.


No conto "O Construtor de Navios" o tema é a frustração. Imagine o melhor construtor de navios do mundo que já realizou as mais incríveis construções sentindo-se frustrado pois sente que seu trabalho de chegar a perfeição nunca será alcançado. Aos poucos o sentimento o consome, e a ideia fixa de desenvolver o Navio mais impressionante de toda a história o absorve por completo, nada mais existe além disso. Particularmente acho a frustração uma coisa difícil de lidar, sempre fica aquele resquício de sentimento dizendo "e se eu tivesse...", saber que não é nossa obrigação tentarmos ser os melhores, ou desenvolvermos coisas mirabolantes é de certa forma libertador e esse conto fala disso, você não é obrigado a saber fazer tudo ou ser perfeito.


O último conto "O homem que fazia luz" fala sobre uma situação inusitada, se um homem fosse responsável por fazer a luz, o que seria de nós quando ele estivesse a beira da morte? Difícil de imaginar qual seria a nossa forma de reagir a isso. Lidar com a morte é uma coisa difícil, ainda mais de pessoas importantes, que "brilham" e nada pode substituí-las nas nossas vidas, elas se vão, mas precisamos continuar a viver.


Bem pequeno, cabe na palma da mão, conciso e filosófico são as principais características de "O Labatruz e Outras Desventuras". Um livro que vale a pena para discutir temas mais sérios ou tristes com crianças e jovens.


Ficha Técnica:

Título: O Labatruz e outras Desventuras

Autora Judith Nogueira

Editora: Quatro Cantos



Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now