• Isabela Silva

Resenha: Lady Macbeth do Distrito de Mitzensk

Atualizado: 18 de Abr de 2020

"De quando em quando aparecem em nossas paragens uns tipos que nos fazem sentir um tremor na alma sempre que nos lembramos deles, por mais que o tempo tenha passado desde o nosso último encontro. E um desses tipos é Catierina Lvovna Izmáilova, mulher de um comerciante, outrora protagonista de um terrível drama, após o qual nossa nobreza, usando uma expressão bem apropriada, passou a chamá-la 'Lady Macbeth do Distrito de Mitzensk' "

Apesar de sua pequena quantidade de páginas, Lady Macbeth do Distrito de Mitzensk é uma história incrível, assustadora, dramática, em resumo impressionante. O que uma jovem casada com um comerciante por comodidade é capaz para sair de uma vida infeliz e monótona? Catierina Lvovna, a protafonista da história ou a "Lady Macbeth", é capaz de uma série de assassinatos para garantir sua liberdade.


A forma como Leskov escreve é fácil de ler e o enredo é tão instigante que quase perdi o ponto de ônibus várias vezes ao ler o livro é cheio de reviravoltas. Quando você acha que a vida de Catierina Lvovna já está bem resolvida, que atingiu tudo o que almejava, mais coisas acontecem levando-a a ter de agir de forma ainda mais cruel e fria para garantir sua felicidade até chegar ao seu final trágico como a própria Lady Macbeth na peça de Shakespeare.


Acho um excelente livro para inclusive começar a ler um pouco da literatura russa, sem pegar autores que causam um pouco de medo como Tolstói ou Dostoiévski. A tradução que li é a da editora 34, mas também essa história aparece no Tomo II da coletânea "Contos Russos" da Martin Claret.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now