• Isabela Silva

Dicas para criar o hábito de ler

Atualizado: Abr 9

Desde o ano retrasado eu aumentei meu tempo de leitura diário graças a pequenas atividades que me incentivaram a ler, como achei-as bem eficazes, decidi compartilhar com vocês também.


1. Usufrua dos "Momentos Inúteis"

Quando comecei a aproveitar mais os momentos gastos no transporte público para ler, percebi quanto tempo eu tenho disponível para essa atividade nesses momentos em que eu não tenho nada para fazer além de esperar. Diariamente, gasto um total de 3 horas do meu dia no transporte público o que pode ser bastante tempo para dedicar à leitura de um livro. Analise quais são os momentos do seu dia em que a leitura pode substituir momentos de tédio.


2. Vá à uma livraria ou uma biblioteca

Você só terá vontade de ler se ver livros na sua frente, é uma forma de exercitar a memória, dizer ao seu cérebro "olha, livros existem!" para dar a ele um estímulo visual, como também é uma forma de pesquisa de possíveis leituras.


3. Esqueça situações de leituras traumáticas

Muitas pessoas que eu conheço não gostam de ler porque lembram de momentos na escola onde foram obrigados a ler um livro chato, ou lembram de um professor ou professora ruim que exigia leituras. Por conta disso elas associam este hábito a essa sensação de obrigação ou algo não prazeroso. Eu sei que é difícil acreditar em mim nesse momento, porque sou louca por livros mas... Há muitos livros por aí para você julgar a todos da mesma maneira, assim como você não desiste de fazer amigos porque existem pessoas ruins, não desista de ler por conta de leituras ruins.


4. Segure o livro, sinta-o em suas mãos

Eu entendo que isso pode parecer loucura, não te julgo por achar isso, mas seu livro precisa de carinho. Pode rir, eu deixo, mas ainda assim é real, você precisa tocar no livro, sentir que está segurando um objeto de leitura para aos poucos decidir ler. Faça o teste, passe quinze minutos segurando um livro, veja se depois de um tempo seu interessem em abri-lo para ler não vai aumentar. Eu sei disso porque vou para a faculdade de manhã com sono e muitas vezes só de pensar em ler meus olhos doíam de cansaço e eu ouvia eles dizerem " Não, letrinhas miúdas agora não!", mas o truque que eu desenvolvi foi passar o tempo todo segurando o livro na mão, em algum momento eu vou abri-lo e lê-lo.


5. Peça uma indicação de livro de alguém que você admira

Quando uma pessoa que admiramos nos indica um livro, ficamos mais seguros a respeito da leitura, afinal, se aquela pessoa lê e é incrível eu também deveria. Sem contar que a indicação dela será sobre algum livro muito marcante em sua vida e responsável por formar o pensamento dela e você se sentira mais interessado em ler. Muitos dos livros que eu li sobre produtividade ou sobre a minha área de atuação (moda) foram indicações de professores da faculdade ou de youtubers que eu admiro.


6. Comece pelo livro mais fácil que tiver

Vá com calma, você não vai ler livros grandes e difíceis de um dia para o outro, há um caminho para a maturidade na leitura a ser percorrido. Uma vez eu comentei que na adolescência eu li os dois primeiros livros da coletânea de "Monster High" quando eu tinha uns 13 anos, depois me perguntaram se eu me arrependi de ter lido isso, já que era (e ainda é) completamente distante dos meus gostos literários atuais e a minha resposta foi: não me arrependo. Na verdade, ler um livro bem adolescente nessa época, me fez ver que eu estava cansada dessas leituras, porque elas estavam ficando muito "fáceis", então comecei a procurar outros livros para ler e isso foi o que me trouxe mais maturidade na leitura para ter paciência e ler textos mais técnicos hoje em dia (que são minha maior dificuldade, ainda). Começar pelo que é fácil ou pelos assuntos do seu maior interesse vão facilitar o seu caminho. Todo o mês eu tento colocar dois tipos de livros para ler um fácil e um difícil, para não me cansar e principalmente para que esse livro fácil me incentive a leitura do outro.


Espero que tenha gostado dessas dicas de leitura!



19 visualizações

Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now