• Isabela Silva

5 Itens indispensáveis para quem gosta de ler

Tem coisas que achamos meio inúteis, mas na verdade se mostram indispensáveis em nossa vida, sim, essa constatação vem de uma experiência pessoal.

Esse post é para exaltar a utilidade desses 5 itens que se tornaram indispensáveis na minha vida como leitora e que provavelmente, serão indispensáveis (se já não forem) na sua vida também.

Ultimamente eu estava pensando o que postar no blog sem ser uma resenha – estou com vontade de mudar a forma como posto as resenhas, então vou rever todas as minhas anteriores para elas ficarem mais completinhas e bonitinhas – e um tema inusitado surgiu enquanto eu organizava com dificuldade os livros da minha estante: a importância de suportes de livros.

Estou falando sério, nunca acreditei na capacidade deles até comprar um para organizar os jogos do meu Xbox e ver que realmente fazia uma baita diferença, os jogos ficavam lindamente na vertical (há uma lágrima escorrendo pelo meu rosto agora).

Depois dessa ocasião, de tempos em tempos eu uso algum suporte para livros ou bibliocanto com o intuito de fazer minhas estantes parecerem minimamente organizadas e até agora funciona muito bem.

Com base nessa experiência com um item que eu achava não fazer diferença, mas, no final é muito útil, decidi criar um post sobre isso e avisar a vocês sobre a importância desses itens, caso não os conheçam ou tenham desprezo por eles.





1. Suportes para livros, bibliocanto, aparadores de livros ou qualquer outro nome que eles possam ter:


Bem, depois desse emocionante relato que eu disse anteriormente você poderia esperar eles na lista.


A principal vantagem a meu ver é o fato deles deixarem os livros em pé, logo, facilita para manter a forma dos livros na vertical mesmo no caso de você tirar um deles da fileira o que é muito útil quando não se quer diversos livros pesados tombados para a lateral dificultando na hora de manuseá-los.

Isso é bem comum em bibliotecas, mas eu só fui reparar isso depois que eu comecei a usar em casa, sim, eu sei que eu sou levemente distraída, mas quando estou numa biblioteca estou mais interessada nos livros do que nos acessórios de organização, ok? É tudo uma questão de prioridades.

Há dois tipos de itens que exercem a mesma função de manter os livros em pé na sua estante ou em cima de uma mesa, os aparadores de livros e os bibliocantos.


Aparadores geralmente são mais bonitos e servem como peças decorativas para ambientes. Eu não os uso por três motivos: são mais caros, por serem peças decorativas; alguns são pesados para manter os livros em posição; e ocupam o espaço que eu prefiro reservar para os livros. Mas... Se eu tivesse espaço de sobra, ou quisesse colocar meus livros sob uma mesa, com certeza usaria um para dar um charme, infelizmente, não é o caso. Quem sabe um dia?


Os Bibliocantos, ou suportes para livros (já vi com os dois nomes) são meus favoritos, embora geralmente não sirvam como peças decorativas, pois a maioria deles é vem simples e sem desenhos, acho mais prático, pois podem ficar disfarçados na estante sem chamar a atenção ou ocupar muito espaço.



Ambos os itens podem ser facilmente achados em papelarias, livrarias e aquelas lojas que vendem de tudo na internet tipo Americanas ou Amazon. Os preços são variáveis, os aparadores podem custar de 20,00 reais para cima enquanto os suportes para livros custam no máximo 30,00 reais o par.

2. Luminária de Leitura


Eu conheci a Luminária de leitura não para ler livros em casa, mas para ler partituras em eventos, pois é um item indispensável caso o local tivesse pouca iluminação para os músicos o que é muito comum em apresentações de Balé, Musicais, Teatros ou Cantatas em Igrejas (esse caso conheço bem). Precisei comprar uma para participar de um evento assim e depois ela virou um item indispensável para ler a noite por dois motivos: ela ilumina bem, mas não tem uma luz muito forte.

Eu tenho outra luminária sem ser a de leitura, mas o problema é que ela é muito forte e atrapalha outras pessoas em casa a dormir e é muito forte para que o sono venha aos poucos pra mim (na verdade ele não vem até eu apaga-la).

Ela é fácil de achar na internet em diversos tamanhos, geralmente o que mais varia são as fontes de energia: os tipos USB e a pilha são os mais comuns e com preços mais baixos, já alguns dos modelos que ligam na tomada ou recarregáveis, mas são mais caras. Pela Amazon, o preço varia entre 15,00 a 70,00 reais em uma.

Algumas são bem interessantes, pois você pode apoiar na página assim a iluminação incide de forma mais eficaz sobre o que você lê, como na imagem abaixo.



3. Marca Página Esteticamente interessante


Comecei a reparar em uma coisa, os livros mais fáceis de ler são os muito bons ou os que você usa um marca pagina especial. Não é frescura não, ok? Ver um marca página bonito toda vez que você abre o livro lhe deixa inspirado, não gosto de marcas páginas feios e isso é uma coisa que eu analiso muito quando vou às livrarias ou em stands de editoras.

Antes, eu admito que não ligava muito para isso, meu marca página favorito era o papelzinho com a data de vencimento do empréstimo da biblioteca - muito prático quando você costuma esquecer as datas, porém é inútil após a renovação dos livros -. Mas, sinceramente, já passei dessa fase, meu atual lema é: se podemos colocar coisas bonitas na nossa vida, por que não pôr?


Há diversas formas de conseguir marca páginas, você pode...

  • Compra-los: Em uma pesquisa rápida em qualquer site de livraria, você pode encontrar marca páginas de diversos tamanhos, materiais, desenhos, formas e até artesanais. Vale ressaltar que eles são mais resistentes, pois não são feitos de papel, mas sim de outros materiais que sofrem menos com o uso prolongado.

  • Pegar alguns de graça em livrarias e feiras: é muito comum em livrarias ter alguns no caixa, não é sempre que você encontrará alguns bonitos, mas acho que não custa nada tentar, se fizer uma compra vai passar pelo caixa de qualquer jeito

mesmo. Já em feiras de livros é bem mais fácil encontrar algum marca página interessante, principalmente se eles estiverem promovendo o lançamento de algum livro.


  • Usar itens de valor sentimental: essa ideia eu aprendi com a minha mãe, seus principais marcadores de página em sua Bíblia são desenhos meus e do meu irmão e fotos da família. Então, se você tem algum desenho, foto ou algo do gênero pode ser interessante. Só não recomendo você usar itens sentimentais se tiver a fama de perde-los com facilidade, você sofrerá demais com isso.

  • Fazer seu próprio marca página: No site Canva, você encontra uma opção de arquivo para fazer marca página, só selecionar e usar sua criatividade. Ou você pode fazer manualmente da forma que preferir. Algumas vezes, uso papéis que eu acho bonitos, só dou uma recortada neles e pronto, um belo marca página. Mas meu sonho mesmo é criar coragem para fazer um marca página bordado, esse vai ficar incrível!


4. Marcadores de Páginas Adesivos


São basicamente aqueles post-it fininhos, também chamados de flags cuja função é realmente marcar uma página.

Estou falando deles porque durante muito tempo eu menosprezei a sua utilidade, até o dia que comprei um conjunto com seis e fiquei impressionada com a versatilidade ao usá-los. Acho que server principalmente para quem está estudando um livro e precisa garantir uma indicação fácil de achar sobre um determinado tema, ou uma citação em específico.

A principal vantagem, a meu ver, é que ele permite separar as marcações em categorias diferentes representadas pelas cores, por exemplo, usar verde para alguma frase marcante e azul para indicar dúvida sobre um assunto. Quando se estuda por um livro, essas separações são importantes.

Outra vantagem é que eles têm uma boa durabilidade, já que você pode removê-los de uma página para outra, ou seja, usando mais de uma vez antes de jogar fora. Como eu sou muito econômica com post-it eu tendo a usar ele até perder totalmente a cola para poder jogar fora.

Geralmente essas flags custam em torno de 8,00 a 15,00 reais, vem em torno de 100 unidades, mas dependendo do tipo você encontra com mais unidades, e vendem em papelarias, livrarias e na Daiso (aos montes!). Os de plástico, ao que parece, fixam melhor e por mais tempo em superfícies em comparação aos de papel, mas... Pode ser só uma impressão minha e isso varia de acordo com a marca.


5. Aviso de Porta


Certo dia meu irmão trouxe da igreja um aviso de porta escrito “Não entre! Estou orando” e comecei a usar muito ele não só para orar como também para as leituras bíblicas (ele reclama que isso seria o uso impróprio do aviso, visto que não estou orando e sim lendo a bíblia, no fundo ele tem razão). Então fica a dica para quem precisa demarcar bem seus momentos de solidão para ler e estudar: tenha um aviso de porta!

Inclusive, acho que essa seria uma boa dica para colocar em prática junto com as que eu coloquei no post “4 dicas para ler melhor em casa durante a quarentena”, já que a maioria das pessoas estão em casa com suas famílias, uma boa forma de deixar claro o que você faz no momento e porque não devem incomoda-lo é essa.

Voltando aos avisos de porta, você pode encontra-los a venda na internet, geralmente custando em torno de 20,00 reais, há também versões para você imprimir em casa para usar e... Aqui no blog tem alguns avisos de portas disponíveis para baixar e imprimir em casa


(sim, tudo estrategicamente pensado pra você). É claro que sempre há a opção de fazer o seu próprio.

Esta foi a lista de itens indispensáveis, espero que você tenha gostado dela. Por favor, deixe a sua opinião a respeito dos itens aqui, e se você tiver algum outro que seja interessante para compartilhar fique a vontade para indicar (se tem uma coisa que eu amo são indicações!).

Outros posts que podem interessar-lhe:

Dicas Para Criar o Hábito de ler

4 Dicas para ler melhor em casa durante a quarentena

Os Quinze Livros que eu pretendo ler até o final de 2020



27 visualizações1 comentário

Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now