• Isabela Silva

4 Aplicativos para Organizar suas Leituras



Para quem lê demais, de menos ou tem metas audazes de leituras para o ano, segue uma lista com alguns aplicativos que podem ajudar bastante na hora de se organizar.


Tempos atrás eu encontrei um post do blog “Rabiscando Livros” com o título “5 Aplicativos para quem ama ler” e eu achei a lista muito interessante e com dicas boas. Graças a esse post (muito obrigada Emily, do blog Rabiscando Livros) decidi fazer outra versão com outros aplicativos para quem ama ler. Basicamente, considerem essa lista como um complemento da que me inspirou e acessem o blog para ver.

Nas últimas semanas eu testei quatro aplicativos diferentes cuja sua principal característica é ajudar na hora de organizar seus livros e... Por que isso seria importante? Basicamente, a importância do registro é acompanhar o andamento da sua leitura, é claro que eu achava isso completamente desnecessário antes de começar a fazer - sou uma pobre pessoa incrédula nas técnicas de organização que estou agora aprendendo o valor delas na marra -, mas depois de começar a fazer isso ano passado, percebi a importância. Eu podia ver claramente os livros que li, pensar no por quê de alguns deles simplesmente sumirem da minha memória quando pensava em seu conteúdo e principalmente, sentir-me motivada ao ver a minha lista de livros aumentando na seção “lidos”. Bem, agora que eu já deixei bem claro para você porque é tão interessante manter um “rastreador de leitura”, digamos assim, vamos começar a tão esperada lista!


1. Cabeceira:



O Cabeceira é um aplicativo desenvolvido pela TAG Livros e... Realmente, eles pensam bastante nos leitores, pois é bem completo. Nele você pode marcar livros lidos, o progresso de leitura nos livros em andamento, adicionar futuras leituras e ter acesso a dicas muito boas de títulos.

Pode-se também como calcular o seu tempo de leitura, e o progresso dos livros tem o andamento marcado em porcentagem. Você recebe prêmios de “mini conquistas” ao usar o app, e eles tem o desafio um livro por mês, no qual você se compromete a ler pelo menos doze livros em 2020.

No geral eu gostei muito dele, pois o acesso às informações é bem rápido e simples. Assim que você abre o aplicativo na primeira tela estão os seus livros em andamento, justamente para facilitar a atualização.


2. Minha Leitura:



Este aplicativo é muito bom, bem simples e fácil de usar. Não é necessário internet para usá-lo e nele você separa os livros lidos, andamento e futuros também. A grande vantagem dele é poder colocar uma meta de leitura para cada livro em andamento, como por exemplo, definir uma data para terminar de ler, a quantidade de páginas por dia. Isso é muito bom, pois, ele faz uma boa previsão de quanto tempo será necessário.

Ele só falha um pouco em funcionar somente com o número de páginas, já que em ebooks esse número pode variar um pouco dependendo do tamanho da letra que você coloca no texto, mas... Nada que uma regrinha de três para saber a % diária de leitura não resolva ou... mudar a meta de páginas para capítulos que eu acabei de lembrar dessa funcionalidade (no final os caras pensaram em tudo!).

Se eu tivesse que indicar um aplicativo para quem precisa organizar leituras da escola, faculdade, ou... Blogueiras que postam resenhas de livros e precisam ler muitos ao mesmo tempo (considere isso como um lindo e sincero desabafo), certamente indicaria este aplicativo, no sentido de lidar com prazos, ele é o melhor da lista por dar essa previsão.

3. Minha Biblioteca:



Pra quem algum dia sonhou em ser bibliotecário (é claro que eu sonhei, antes que se pergunte desnecessariamente), esse aplicativo vai realizar seu sonho. Ele serve justamente para catalogar seus exemplares de livros, revistas, HQs e Jogos de Videogame (ainda em versão de testes até a publicação deste post).

Usando o código de barras ou número ISBN do livro, você o coloca na sua lista de títulos. De acordo com o detalhamento de informações ele pode separar os livros em gênero, autor, dentre outras formas para que você consiga encontrar o título.

O aplicativo também apresenta estatísticas sobre a quantidade de páginas que você já leu, gêneros e autores com mais exemplares, e a porcentagem dos livros já lidos em comparação aos títulos possuídos. É possível montar uma lista de desejos para cada categoria também.

Além disso, ele oferece a opção de você exportar todos os dados para uma planilha em Excel. Em resumo, ele é uma forma maravilhosa de organizar seus livros.

Uma coisa interessante sobre esse aplicativo, é que com ele pude perceber a enorme quantidade de livros parados em casa. A grande maioria dos livros catalogados até agora, não foram lidos, o que me faz pensar em aprender a aproveitar o que eu já tenho em casa disponível no momento. Se você sofre com o mesmo problema, esse aplicativo pode fazer você refletir sobre a quantidade de livros que você realmente lê dos seus.

4. Skoob:



Esse aplicativo estava na lista que eu vi da Emily, só tá aqui para reafirmar o quanto ele é maravilhoso para quem lê muito.

Muito provavelmente o mais conhecido por ser um aplicativo e rede social de leitores assíduos, o Skoob não precisa de muitas apresentações. Ele tem as mesmas funções do primeiro aplicativo apresentado, com a vantagem de poder compartilhar com outras pessoas as suas leituras e impressões sobre o livro durante o andamento dela. Você também pode participar do sorteio de lançamentos de livros (não que eu acredite que eu vá conseguir um devido o meu azar sobrenatural).

Outra coisa que tenho muito interesse em aproveitar é a possibilidade da troca de livros entre usuários, mas ainda não consegui, sem contar que com esse isolamento, não sei se estão permitindo.

Outra coisa que achei bem legal são os desafios de leitura que eles lançaram para os usuários e vão de 3 livros até 24 livros lidos este ano, o que encarei como mais um incentivo para a minha meta de leitura (é sempre bom ter incentivos quando você resolve se desafiar). Falando no desafio, outra coisa interessante é que caso você não saiba que livro ler e tiver uma lista de livros para ler nesse ano você pode sortear os livros nele, muito provavelmente utilizarei essa função logo.

Uma coisa que não gostei tanto dele é que dá muito trabalho atualizar a leitura, não é tão fácil como no Cabeceira e Minha leitura, onde assim que você abre estão ali na sua frente os livros em andamento. Mas... Por tratar-se de uma rede social, com tantas outras funções, eu dou um desconto. Só por esse motivo não o uso tanto, pretendo usá-lo mais para marcar livros já lidos e futuras leituras.



Bem, espero que tenham gostado do conteúdo, caso tenham mais indicações de aplicativos interessantes, por favor compartilhem para eu poder testar também.


Outros assuntos interessantes:

4 Dicas para ler melhor em casa durante a quarentena

Dicas para criar o hábito de ler

5 Itens indispensáveis para quem gosta de ler



0 visualização

Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now