• Isabela Silva

10 Livros Interessantes para ler na quarentena

Algumas dicas de livros para ler durante a quarentena para saber lidar com o momento e depois que ele acabar.


Sendo bem sincera, gostaria de não precisar escrever sobre a quarentena. É um pouco chato você ficar relembrando que está em casa, impedido de fazer muitas coisas, com medo de seus parentes (e você mesmo) pegarem a doença dentre outras preocupações que nos passam pela mente. Em resumo não tá fácil pra ninguém! Mas... Sinto que é meu dever como “produtora mirim” de conteúdo para a internet dar ideias de como passar por esse período de uma forma construtiva e gratificante. E como vocês podem imaginar, livros são um jeito bem interessante de buscar conhecimento e apoio para resolver problemas em tempos difíceis. Para te ajudar com o que ler nesse momento segue uma lista de 10 livros interessantíssimos para ler na quarentena. Ainda não li todos os livros da lista, mas ironicamente, alguns dos livros indicados eu li no início do ano, antes do isolamento na minha cidade (não sei você, mas vou considerar isso como providência divina, afinal, isso existe, pelo menos na minha concepção). Com o tempo haverá resenhas sobre cada um deles aqui, se já não tiver.

Antes de começar a lista, devo dizer que ela baseia-se em três critérios, os livros precisavam ter uma versão em ebook, custar até 35,00 reais, afinal, não são tempos para gastar fortunas em conhecimento, e... Precisavam tratar de temas de desenvolvimento pessoal. Agora que eu já deixei isso explicadinho vamos à lista:


1. O Poder do Tempo Livre- Luciano Braga


Já tem resenha dele também caso você queira mais detalhes. Uma coisa que ficou muito clara para mim é como ter um projeto paralelo estimula sua criatividade e dá uma noção sobre “o que fazer quando não souber o que fazer”. Por exemplo, esse blog surgiu assim, logo quando eu entrei em isolamento eu não sabia o que fazer, teoricamente eu poderia passar o meu tempo de isolamento desenvolvendo projetos relacionados à minha formação, criar um portfólio, fazer um TCC e etc.. Mas a verdade é que isso não seria algo para tirar a mente da rotina do trabalho e sim trazer mais trabalho para a minha vida.

Estou contando tudo isso porque após ler O Poder do Tempo Livre, senti-me mais motivada a manter o blog e encontrar uma rotina de postagens que me permita mantê-lo quando as coisas voltarem ao normal. Talvez você devesse aproveitar esse tempo para relembrar talentos, atividades que você amava fazer antes. E o livro fala sobre o quanto isso é importante para o seu desenvolvimento pessoal, pode ser que esse projeto paralelo vire uma possível fonte de renda? Sim (ainda não é o meu caso), mas faça pensando nas habilidades que você sente falta na sua vida.


2. Me poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso - Nathalia Arcuri

Já tem uma resenha aqui no blog sobre o livro, quero deixar ele aqui como indicação porque muitas pessoas vão precisar rever sua vida financeira, principalmente, porque nunca tivemos um momento em que reservas de emergência se mostraram tão importante (se você ler o livro vai querer montar uma, se ainda não lhe passou a ideia na cabeça).


3. A Riqueza da Vida Simples - Gustavo Cerbasi


Acho que o principal em ler esse livro é a forma como Gustavo Cerbasi trata do assunto prioridades e finanças. Muito provavelmente, com toda essa mudança nos planos e rotinas de todos nós, você provavelmente precise pensar no que é prioridade e em como usar seus recursos financeiros para ela. Há muitos conselhos sábios sobre como analisar a sua vida e decidir o que importa e como ter a qualidade de vida realmente desejada por você e não aquela dita pelos outros como a ideal.



4. Essencialismo: A Busca disciplinada por Menos - Greg Meckown


Sem dúvida é um livro capaz de fazer você refletir sobre o que realmente você deve fazer na sua vida. O livro fala sobre a importância de sabermos o que é essencial para a nossa vida e como priorizar essas coisas. É sem dúvida um dos livros queridinhos dos minimalistas pois tudo o que o autor fala te leva a pensar em reduzir as coisas para que fique só o mínimo e primordial.

Ele mudou muito a forma como eu encaro a minha vida, principalmente porque eu sou muito dispersa e gosto de me envolver em muitas coisas ao mesmo tempo, o que no final não leva a nada. É uma excelente dica se você precisa parar e repensar como você lida com os seus compromissos, sua saúde, bem estar dentre outras áreas.


5. Uma Vida Com Propósitos - Rick Warren


Para quem não é cristão... talvez essa dica não te anime tanto. Mesmo assim, acho interessante colocar.

Uma vida com propósito é um livro já antigo, mas sua temática é sempre atual. O autor procura desafiar você a rever seu relacionamento com Deus por meio de um programa de 40 dias. Cada capítulo do livro é para um dia do desafio e durante esse tempo, você tem a oportunidade de refletir sobre como está a sua vida cristã, sua relação com a igreja e o que você tem feito para viver de acordo com os propósitos de Deus na sua vida.

Foi um livro muito bom para refletir sobre como estava levando a minha vida numa fé medíocre e me fez ver coisas que preciso tratar.

Se você prestar atenção, 40 dias equivalem a uma quarentena (trocadilho infame? Sim, faz parte da vida), ou seja, quer mais indicações irônicas sobre como ler esse livro pode ser bom para você?

Uma informação importante: eu li a edição antiga porque era a que eu tinha em casa. Mas, deixei marcada aqui a última edição do livro a qual tem algumas modificações pelo que eu entendi como por exemplo alguns capítulos a mais.



6. A Arte da Arrumação - Marie Kondo


Eu era uma completa descrente sobre a mágica da arrumação. Mas... Ao ler o livro e ver as dicas da autora sobre como lidar com as questões da bagunça e, principalmente, em não inventar desculpas para manter tralhas que você acha importante por diversos motivos.

Eu já indiquei esse livro antes, quando postei sobre Ebooks gratuitos ou por menos de 20,00 reais para ler durante a quarentena e reafirmo a minha ideia de que usufruir desse tempo para tirar tudo que é excesso na nossa casa.


7. Roube como um Artista - Austin Kleon


É um livro bem curtinho e tranquilo de ler, com dicas excelentes de como manter a criatividade e exercitá-la. Provavelmente você pode pensar que não é uma pessoa criativa, mas garanto, criatividade é 99% transpiração e 1% inspiração, sendo que esta última vem mais do estudo e das suas referências do que “do além” como muitos pensam. No final, criatividade é 100% transpiração.

Acho que é um bom momento para você pensar em como desenvolver seu olhar criativo sobre as coisas, criar sua linguagem pessoal.


8. Não leia este livro: Gestão de tempo para pessoas criativas - Donald Ross


Estou louca para ler esse livro desde o ano passado. Ele tem um estilo bem próximo do anterior, mas é mais focado em como você deve organizar o seu tempo para manter-se criativo. Pretendo compra-lo e assim que eu ler farei uma incrível e linda resenha bem completinha para você aqui no blog.


9. O Milagre da Manhã - Hal Elrod


Como este está na minha lista de livros para ler até o final do ano, resolvi começar com ele este mês.

Resumidamente, o autor apresenta no livro o que ele chama de Milagre da manhã, que é formado por um grupo de pequenas atitudes feitas por você ao acordar uma hora mais cedo que o necessário para buscar seu desenvolvimento pessoal em diversas áreas da vida.

O livro instiga o leitor a tentar buscar uma vida plena e completa "nível 10" em todas as áreas da vida e como conseguir isso por meio dessa rotina matinal.


10. O Poder do Hábito - Charles Duhigg


E li uma boa parte do livro ano passado, mas, por algum motivo que eu ainda não entendi bem, parei de ler o livro do nada. Por causa dessa experiência inusitada decidi coloca-lo na minha lista de leituras para esse ano assim como o anterior e espero dessa vez não parar no meio da leitura.

No livro o autor discute técnicas e formas de como criar desfazer hábitos para conseguirmos realizar aquilo que queremos, sem nosso cérebro ficar o tempo todo tentando voltar para as atividades mais cômodas para nós.

É uma leitura bem interessante que complementa bem, na minha opinião, como todos os outros livros, pois inevitavelmente, todos eles vão falar sobre hábitos e rotina em algum momento. Esse livro pode dar uma base mais completa sobre como formar os hábitos certos com base no que você quer priorizar a partir das leituras dos outros livros indicados.



BÔNUS: 25 Grandes Gênios da Humanidade ( Salvador Nogueira)


Se tem uma coisa que eu amo estudar é processo criativo, e esse livro foi um dos que eu mais gostei, das minhas leitras do ano passado, por tratar desse assunto. Saber de maneira resumida sobre como algumas das mentes mais geniais da humanidade viveram, sua trajetória e pontos marcantes da sua carreira podem ajudar a pensar em novas coisas e a encarar a vida de outra maneira. Afinal, essas pessoas são geniais porque elas souberam ultrapassar as barreiras para pensar o novo e estamos numa época em que se faz necessário repensar TUDO. Afinal, quantos planos foram cancelados? Quantas situações imprevisíveis você está contornando ultimamente? Muitas coisas precisam ser repensadas agora sobre a nossa vida, e com isso precisamos nos cercar de conhecimento que nos leve a mudança e nos mostre como pensar diferente.


Outros Post's que podem lhe interessar:

ebooks gratuitos ou por menos de 20,00 reais para ler durante a quarentena

4 Dicas para você ler melhor em casa durante a quarentena

Resenha: Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso

Resenha: O Poder do tempo livre

Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now